sábado, 31 de outubro de 2009

DIA VIP: Dia de Gato Preto

=^.^= DIA VIP: DIA DE GATO PRETO =^.^=


Hoje é Halloween, dia de reverenciar os gatos pretos e confraternizar com as bruxas!

Mas porque dia de Gato Preto? Ora, frequentemente as bruxas são associadas a gatos pretos, os chamados Puckerel, que muitas vezes são tidos como espíritos guardiões que habitam o corpo de um animal. Estes costumam ser designados na literatura como Familiares.


A wikipedia nos diz que: O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

Ainda, segundo a Wikipedia: Um gato preto ou negro, é um gato doméstico com pelagem de cor escura, muito associado à crenças e superstições. Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com um gato preto é sinal de mau agouro. Em outras culturas os gatos dessa cor são reverênciados, estando associados a presença de boa sorte.


Aliás, sabem porque, justamente o gato preto é associado ao paganismo?

Por causa da deusa egípcia Bast, que foi muito cultuada em todo o mundo até a Idade Média ao lado de outros deuses populares como Isis e Mitra. Como Bast é representada por uma gata preta, logo foi associada com o "demônio" por não fazer parte da cultura cristã.
(Se eu vivesse na Idade Média já estaria queimando na fogueira há anos, rá!)

Como os pagãos (que na verdade era uma denominação para camponeses e mais tarde acabou virando um definição de não-cristão) não tinham o mesmo contato com a cultura cristã como as pessoas que moravam nas cidades, suas crenças regionais demoraram muito mais para serem submetidas ao cristianismo, por isso também vinculou-se o fato de bruxas, fadas e duendes morarem nas florestas.

É por isso que sou totalmente favoravel às crendices mais antigas (consideradas pagãs) de que gatos pretos dão sorte e que maltrata-los seria sinal de muito azar, passivel de pena de morte em algumas culturas, além de que - para mim - os gatos são sagrados, protetores do mal e transmutadores de energia. Ou seja, gatos são tudo de bom!

Portanto, hoje é dia de me dar parabéns (sim, eu sou bruxa!) e de paparicar não só a Nyankh e o Taz Seti, mas principalmente a Merit, minha pretinha!


Feliz dia do Gato Preto pra você também!


=^.^=

4 comentários:

cris disse...

Parabéns para a bruxinha!!!

la disse...

OBAAAAAAAA!! Feliz dia do gato preto lindona!!! bjao mto os seus por mim! hehehe, bjaooo La

Leila Franca disse...

Mara, tem um selinho pra vc aqui:
http://leilafranca.blogspot.com/2009/11/esse-amigo-vale-ouro.html

Sis² disse...

O vaca ganhou uma irmãzinha preta sexta feira.
mas tem mais medo dela do que de qualquer coisa.
Ela se mexe ele sobe desesperado no guarda roupa aos gritos rsrs
Parece que viu um fantasma rsrs