sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta Feira 13: Dia de azar?

=^.^=
Se um gato preto tentar cruzar o seu caminho, não deixe!

Leve ele pra casa!

[ditado popular recém inventado pela dona desse blog =P]

Minha Merit esbanjando felinidade!

Mas porque sexta feira 13 é considerado dia de azar?

Segundo a Wikipedia: A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França, e seus membros foram presos, torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

filhotinho esperando por um lar. vai resistir?

Mas como tudo isso é crendice, a sexta feira 13 só é dia de azar pra quem acredita nisso, assim como simbolos de azar só tem efeito pra quem achar que eles tem algum poder.
Eu só posso dizer que já tive um gato preto antes da Merit, o Trovão, que me trouxe muita sorte e felicidade, assim como a Merit também trouxe, e que ter um pretinho em casa além de terapeutico (pô, todo gato é!), também é decorativo! Quer coisa mais linda que um gato preto contrastando com os moveis da sua casa? =P


Merit provando que gato preto é tudo de bom!

Maaaaaaaas... Segundo o blog Revista Focinhos, "paulistanos não podem adotar gatos pretos nas sextas-feiras 13!
Se, por superstição, a sexta-feira 13 é um dia de azar para as pessoas, para os gatos pretos ela é realmente perigosa. Como são vistos como sinal de mau agouro por alguns, podem ser vítimas de maus tratos. Para evitar que isso aconteça, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo proíbe que os animais sejam adotados em dias próximos à data."

gatinhos à espera de adoção

Mas nada impede que sejam adotados em outras datas, não é mesmo? ;-D

Ah, quer saber mais sobre a Sexta Feira 13? Então dá uma espiadinha nesse blog sobre curiosidades sobre a data. E sobre o gato preto? Clica no link do post do Halloween que fiz há pouco tempo, ou ainda, dá uma espiadinha na wikipedia sobre o assunto! A gente não pode usar a wikipedia como fonte absoluta de conhecimento, mas sempre tem informações interessantes lá, né?

Boa sorte nessa sexta cheia de bons pressagios!




=^.^=

Nenhum comentário: