quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nada me deixa mais triste do que ver um animalzinho sofrendo. Eu não gosto de ver ninguém sofrer, mas quando é com os animais é um caso a parte...

Bem, não é segredo pra ninguém o quanto eu sou apaixonada por gatos desde a primeira infância. São animais que me fascinam e me emocionam demais, e alguns gatos já passaram pela minha vida mesmo que por um tempo muito curto, mas que acabaram deixando marcas profundas na minha alma. Mas um dia falarei deles, de maneira especial como cada um deles merecia.

Hoje eu tenho minha amada Merit, uma gatinha preta adotada em uma feira de animais que precisavam de um lar. Mas não pensem que qualquer um pode sair adotando um bichinho assim não! Hoje existe a POSSE RESPONSÁVEL, e um documento de compromisso é assinado para que o animalzinho adotado seja criado dentro desses principios.
Um dono responsável não deixa seu animalzinho à mercê da sorte, pois a criação INDOOR é indispensável principalmente para quem quer ter gatos. Os perigos de criar o gatinho solto vão desde brigas com outros gatos na rua (por isso a castração é essencial), e numa dessas ele pode pegar doenças incuráveis, passando por atropelamentos, cães que odeiam gatos, e chegando finalmente nas maldades que o "ser humano" faz com animais indefesos...


Por isso, minha tão amada Merit vive dentro de casa, toma sol na janela que é telada, e só vai no quintal se for no meu colo. Ela não precisa de coleira de identificação pq ela não sai de casa mesmo, e é muito feliz assim!

a louca dos gatos (the simpsons)

Mas o mundo não é cor de rosa, e mesmo que fosse, nem todos gostam do rosa, sempre tem alguem que prefere cores mais frias e sóbrias, tem gente que ainda vive em preto e branco. Eis que tenho uma vizinha que recolhe gatos e cães da rua, lhes dá agua e comida, mas os deixa (pelo menos os gatos) soltos pela vizinhança fazendo farras de madrugada, cantorias de cio e rasgando sacos de lixo com restos de comida cheirosa. E os outros vizinhos odeiam gatos por conta disso! E fazem maldades sim!

Quando me mudei pra casa aonde moro, há alguns meses atrás, deixei uma caixa de papelão pra jogar fora no quintal e no dia seguinte encontrei dois gatos dormindo dentro dela... Estava frio, e deixamos que ficassem... mas com o tempo a caixa acabou molhando da chuva e foi pro lixo de vez... Os gatos não foram embora, continuaram suas farras, cantorias e "caça-ao-lixo" como sempre, e nos adaptamos à situação, afinal, eles estão aqui há muito mais tempo que nós!

Dias atrás eu postei um texto falando sobre uma gatinha prenhe que fez um toquinha no meu quintal. Bem, estou dando guarita pra "branquinha" que em breve deve dar à luz, pois está bem redonda, rs... E vou ajuda-la no que precisar, apesar dela ser arisca e nem sempre nos deixar se aproximar dela. Hoje eu consegui tirar algumas poucas fotos dela, falei com ela, coloquei comida e troquei a agua na frente dela, deixando claro que, ao contrario dos outros vizinhos, não ofereço perigo algum. Acho que aos poucos ela está entendendo o recado, pois tem fugido bem menos que antes.

Mas o mundo não é cor de rosa, infelizmente, a "Bruxa do 71", como diria minha irmã, uma outra vizinha fuxiqueira que por acaso é uma das proprietárias do imóvel que alugamos, mora praticamente em frente da minha casa e já implicou que coloquei comida pra gata... Não me disse nada, mas foi me alfinetar pelas costas pra vizinha debaixo, mas se vier reclamar, vou mandar ela ir falar com a vizinha do lado, "A Louca dos Gatos" que deixam todos a solta pra infernizar os vizinhos, e deixar claro que apesar da gata não ser minha, no meu quintal ninguém judiará dela e dos filhotes dela. Ah, estou com essa senhora engasgada há meses na minha garganta! E como estou!
A senhorinha é daquelas que não tem nada pra fazer o dia todo e por isso fica tomando conta da vida dos outros... É chato gatos brigando por gata no cio? É chato gatos miando alto? É chato gatos estraçalhando os lixos que as pessoas sabem que não devem ser deixados na rua, mas deixam? Oras! Claro que é!

Mas os gatos da vizinha tem culpa de serem criados assim? E a "branquinha" tem culpa de ter que procurar um cantinho tranquilo pra ter seus filhotes? Não tem! Eles são animais, e não lugar seguro nas ruas pra eles, mesmo que eles estejam apenas seguindo seus instintos.

O mundo é muito cruel, mas eu prefiro viver no meu mundo cor de rosa e dar comida e abrigo pra um animalzinho que precisa.

Isso foi só um desabafo!
A seguir, fotos da "Branquinha":


Branquinha, assustada em cima do muro

Branquinha, acomodada e protegida na toquinha improvisada :)

2 comentários:

Ramsés disse...

Fico encantado com a dedicação e atenção que você dedica aos teus animaizinhos!
Parabéns, teu amigo Carlos.

Mara Sop disse...

Os animais são os mensageiros dos deuses!

;)